CURSOS GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
SERVIÇOS
1º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia é realizado em Porto Velho
Publicado por: Dcom
14 de Junho de 2017 às 22:45:45


Acadêmicos e coordenadores dos cursos de Agronomia e Engenharia Elétrica das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA e Metropolitana, participaram do 1º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia de Rondônia -CEARO, que foi realizado de 06 a 09 de Junho.

Com o tema 'Cidades eficientes, engenheiro transformador ', o CEARO buscou promover um amplo debate, para tratar de questões relevantes na transformação e desenvolvimento do estado.

O evento aconteceu simultaneamente em diversas instituições de ensino, com exposições de estandes no shopping. A Faculdade FIMCA e Metropolitana desenvolveu minicursos e palestras no campus, visando propiciar informações produtivas para profissionais e acadêmicos da área.
No segundo dia de evento, o vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea-RO), ministrou o mini curso de Geossintéticos em obras de engenharia na instituição. Teve ainda minicurso de Geoprocessamento ministrado pelo Geólogo da CPRM Luiz Gilberto Dall’igna, minicurso de Programação para Scilab – Cálculo Numérico com o engenheiro José Diogo Forte na São Lucas, minicurso de Software para avaliação de imóveis com o engenheiro João Vitor e minicurso de Software Cad Básico com o professor Alex Gomes, ambos na São Lucas. A empresa de consultorias e projetos ECONCI – parceira do CEARO, realizou os minicursos de Autocad Noções Básicas e Excel Avançado, ambos na FARO.


Na parte da noite, os congressistas tiveram a oportunidade de assistir palestras com conceituados profissionais do Sistema Confea/Crea. No auditório da faculdade UNIRON –Unidade do Shopping, a primeira palestra com o tema “A Engenharia da inovação – A tecnologia deixando de ser fim mesma para buscar a criação de valor e impacto” que foi ministrada pelo engenheiro mecatrônico Diogo Dutra, em seguida o engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho João José Magalhães falou da engenharia de segurança no trabalho nas cidades eficientes e sua interação com as profissões do Sistema Confea/Crea.


Ainda seguindo a programação da noite na instituição, o engenheiro Eletricista e vice-presidente do Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC), José Chacon falou da responsabilidade socioambiental das empresas e explanou um estudo de caso da Itaipú Binacional, em seguida o engenheiro Civil e de segurança do trabalho Cézar Benoliel ministrou a palestra “A cidadania como pressuposto da segurança e saúde dos trabalhadores”. Na Faro, a engenheira Agrônoma e docente da instituição Dra. Bárbara dos Santos Esteves falou sobre o uso eficiente da água na agricultura através de técnicas avançadas para manejo de irrigação e depois o engenheiro Civil Paulo Dias ministrou a palestra “Abrindo a caixa predo do BDI – Engenharia de Custos.

Além do patrocínio neste grande evento, a FIMCA e Metropolitana , também esteve presente na feira no Porto Velho shopping, com apresentações de acadêmicos de Engenharia Elétrica e orientações de carreiras para os cursos e pós-graduações que a FIMCA e Metropolitana oferecem.
O assessor de reações institucionais do Crea-RO e coordenador do 1° CEARO, Gesson Magalhães explicou que este formato possibilitou ao congressista escolher e participar das atividades que mais contribuirão para sua atuação profissional, de uma forma dinâmica e com o objetivo final de quebrar as barreiras entre as faculdades, focando principalmente no ensino e boas práticas da engenharia de Rondônia. “O 1° CEARO será um evento pioneiro em nosso Estado, que busca promover a participação de estudantes e profissionais das áreas de engenharia e agronomia de todo o nosso Estado”, diz Magalhães.


Rafael Santos, acadêmico do 1º período de Engenharia Elétrica, fala sobre a importância do evento.
“O CEARO traz uma melhor preparação para nós acadêmicos, por que hoje em dia, com a crise e a ampla concorrência no mercado, tem sido muito importante se aprimorar e ter um diferencial no currículo, para justamente conseguir conquistar uma vaga no mercado”.

Na abertura do congresso, feito no Teatro Palácio das Artes, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia, CREA - RO, Nélio Alencar, pontuou o objetivo do evento.
"O intuito é proporcionar a interação entre acadêmicos e profissionais, chamar a atenção dos nossos gestores públicos, mostrando que nós engenheiros temos esse poder de transformar para uma vida melhor da sociedade, do meio ambiente e nossa qualidade de vida. Essa é a razão do congresso".

Fonte: 

Faculdade Metropolitana - Rua: Araras, 241 Bairro: Jardim Eldorado - Porto Velho-RO
Todos os Direitos reservados - 2009