CURSOS GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
SERVIÇOS
Professor de Gestão de Segurança Privada tem artigo científico publicado na Revista Ciência Amazônia de Rondônia
Publicado por:
13 de Dezembro de 2017 às 11:37:30

O professor do Curso de Gestão de Segurança Privada das disciplinas Gestão Técnica de Segurança, Criminologia e Direitos Humanos, Everson Rodrigues de Castro, publicou um artigo de produção científica na Revista Ciência Amazônida (ISSN-2725-046X), intitulado “Reflexões antropológicas sobre as representações da "Polícia" pela sociedade brasileira".


O artigo procura analisar de modo bastante crítico as principais representações construídas pela sociedade brasileira acerca da noção de "polícia" e quais os possíveis reflexos desse processo nas práticas adotadas por estes profissionais de segurança pública frente às situações cotidianas do trabalho policial. Essa discussão se faz urgente atualmente no Brasil, na medida em que contribui para uma compreensão mais acurada dos graves problemas sociais por que passa o país, além de propor alternativas, que respeitem os direitos humanos apesar da proliferação de discursos de ódio, violentos, preconceituosos, etc., o qual são reproduzidos através, por exemplo, das redes sociais e da mídia em geral.


O coordenador do Curso de Gestão de Segurança Privada João Gustavo Maciel de Souza acredita na importância de publicações acadêmicas de professores e discentes na área de segurança haja vista a grave situação do país neste campo, assim como contribui para tornar as discussões mais produtivas nesse campo. O coordenador João Gustavo acentua que quanto maior a produção acadêmica nessa área for maior serão as exigências por qualidade e isto impulsiona sobretudo o desenvolvimento científico da região amazônica e de Rondônia em especial.


O professor Everson Castro destaca a importância da publicação “fico imensamente feliz pela minha contribuição, porém é relevante acentuar que ante a grave crise institucional que assola o país, pensar criticamente o campo da segurança pública sob prismas diversificados é essencial para a construção de uma sociedade brasileira que respeite a diversidade, os direitos humanos, etc., e principalmente que sejamos capazes de refletir sobre os "múltiplos autoritarismos" que se enraizaram na tradição política, histórica, social e cultural do país e assim propor saídas possíveis e não criarmos outros "becos-sem-saídas" anti-democráticos. Estes são desafios a serem assumidos por todos nós, enquanto sociedade que deseja a cultura da paz".


O professor Everson Castro, atua como policial civil do Estado de Rondônia, é especialista em Segurança Pública e Direitos Humanos pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e cursa o Mestrado Acadêmico em História e Estudos Culturais pela mesma instituição.

Fonte: Dcom

Faculdade Metropolitana - Rua: Araras, 241 Bairro: Jardim Eldorado - Porto Velho-RO
Todos os Direitos reservados - 2009