CURSOS GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
SERVIÇOS
Professor de Gestão de Segurança Privada irá participar do II Congresso de Métodos Fronteiriços: imaginários, natureza e memória
Publicado por:
13 de Dezembro de 2017 às 11:55:16


O professor do Curso de Gestão de Segurança Privada das disciplinas Gestão Técnica de Segurança, Criminologia e Direitos Humanos, Everson Rodrigues de Castro, participará como comunicador de palestra no II Congresso de Métodos Fronteiriços: imaginários, natureza e memória, o qual reunirá pesquisadores de várias regiões do país, além de outros países, como Argentina, Bolívia e Uruguai.


II Congresso Métodos Fronteiriços volta-se ainda às reflexões sobre os métodos, cuja centralidade foi demonstrada no evento de 2015. Entre 28 de agosto e 01 de setembro de 2017, dessa vez, a palavra “métodos” será enunciada ao lado de imaginário, natureza e memória. Outros serão os efeitos, banzeiros diversos, quem sabe, a depender dos encontros que produzirão as conferências, os simpósios, as rodas de conversa e os mini-cursos. Ao mesmo tempo esperamos que não se perca a discussão rigorosa sobre a fragilidade dos métodos ocidentais e a necessidade de novos métodos e metodologias que sejam capazes de se aproximarem de nosso passado, presente e futuro imaginários e reais, de nossa natureza fértil em (des)continuidades com a cultura e das memórias vivas que insistem em fincar raízes nos rios e florestas. Nesse sentido, torna-se urgente a construção de novos modos e formas de conhecer os seres e o mundo.


O coordenador do Curso de Gestão de Segurança Privada João Gustavo Maciel de Souza acredita na importância da participação dos professores e discentes na área de segurança haja vista que contribui para a integração entre o ensino, a pesquisa e extensão no meio acadêmico, além de ser uma forma de se pensar o "fazer científico" na Amazônia. O coordenador João Gustavo acentua eventos desse porte realizados em Rondônia impulsionam o incentivo e o desenvolvimento científico da região.


O professor Everson Castro destaca a importância de apresentar-se como comunicador, representando as faculdades Fimca e Metropolitana, pois "é uma oportunidade ímpar, como pesquisador, de refletir junto a outros pesquisadores de renome sobre as temáticas dos imaginários e as realidades das "Amazônias", a fim de problematizá-las, e perceber como se articulam dos discursos sobre a construção da região, e como isso se configura nesta atualmente".
O professor Everson Castro, atua como policial civil do Estado de Rondônia, é especialista em Segurança Pública e Direitos Humanos pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e cursa o Mestrado Acadêmico em História e Estudos Culturais pela mesma instituição.

Fonte: Dcom

Faculdade Metropolitana - Rua: Araras, 241 Bairro: Jardim Eldorado - Porto Velho-RO
Todos os Direitos reservados - 2009