CURSOS GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
SERVIÇOS
Projeto Castanheira atende à população do bairro Vila Princesa
Publicado por: Dcom
15 de Maio de 2018 às 15:10:15

Foi realizado na manhã de sábado, 12 de maio, das 10h às 16h, na escola João Afro no bairro Vila Princesa, o Projeto Castanheira. Foram vários serviços ofertados de forma gratuita para a população. A programação mobilizou professores, acadêmicos e a coordenação dos cursos das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA e da Faculdade Metropolitana.

Durante a ação, os moradores do bairro usufruíram dos serviços de verificação de pressão arterial e orientações em saúde; exames de glicemia capilar; exames de sangue; elaboração de currículo; cálculos trabalhistas; brincadeiras educativas sobre alimentação; triagem, exame e encaminhamento para a clínica odontológica da FIMCA; orientações sobre PIS e PASEP; degustação e distribuição de receitas; triagem auditiva; orientações sobre os riscos das doenças sexualmente transmissíveis; higienização bucal e distribuição de kits; testes rápidos; avaliação postural e massagens; atendimento Clínico Geral; atendimento pediátrico; fabricação de sabão; distribuição de cestas básicas; pescaria para as crianças; distribuição de medicamentos e confecção de brinquedos recicláveis. O Hospital de Barretos disponibilizou agendamento para mamografia, PCCU. Já o Tudo Aqui agendou atendimento para de emissões de documentos.

O Curso de Música colaborou com a sonorização e com apresentações musicais no decorrer do projeto, em parceria com Curso de Letras e Pedagogia foi apresentado "O sitio do pica pau amarelo, musicalizado". As crianças se divertiram cantando e tocando instrumentos e aproveitaram um dia inteiro de aulas de música.

Dona Francisca Silva, contou que esperou a semana toda pelo dia dos atendimentos e também aproveitou para levar seus dois filhos para receberem atendimentos odontológicos e fonoaudiólogos. “Eu estava precisando de atendimentos médicos, só que aqui onde a gente vive é bem difícil de consegui. Gostei da iniciativa da Faculdade vim aqui e fazer isso pela comunidade”.

Marcelo de 10 aos contou que a parte que ele mais gostou foi das brincadeiras que foram realizadas durante o dia: “Eu gostei de pintar, de assisti a apresentação do sitio do pica pau amarelo e da pescaria”. Ele aproveitou que o curso de Terapia ocupacional estava realizando a oficina de decoração de materiais recicláveis e decorou uma garrafa para entregar para a sua mãe, de presente de dia das mães.

O projeto visa contribuir para revitalizar o ensino, consolidar práticas de gestão, desenvolver trabalhos interdisciplinares, tudo isso em beneficio da comunidade, proporcionando aos alunos a consciência da responsabilidade social e ambiental, que deverá pautar suas futuras atividades como profissionais.

“Esse evento, que já faz parte do calendário anual das duas instituições, é sempre uma grande oportunidade para trabalhar o exercício da cidadania. E nesta edição escolhemos o bairro Vila princesa, pois a comunidade é carente e necessitam desses atendimentos. O Projeto Castanheira contribui para a formação acadêmica de nossos alunos, conscientizando-os sobre a importância do trabalho de responsabilidade social”, resume a Prof.ª Klenia Borges, coordenadora do NUPEX, Núcleo de Pós-Graduação e Extensão da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho.

O Projeto Castanheira é realizado duas vezes por ano, e a cada ano mais pessoas são beneficiadas com os atendimentos ofertados pela instituição.

Confira as fotos

Fonte: Dcom

Faculdade Metropolitana - Rua: Araras, 241 Bairro: Jardim Eldorado - Porto Velho-RO
Todos os Direitos reservados - 2009