O acadêmico do curso de Direito do Centro Universitário Aparício Carvalho, Edisson Rabelo, ganhou duas medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros Paralímpicos (JUBs), realizados em Brasília, este mês. O paratleta ganhou ouro no arremesso de peso e prata em lançamento de dardo.
Pela primeira vez um paratleta de Rondônia foi para as finais dos Jogos Universitários Brasileiros, ou seja, somente os melhores das universidades do Brasil disputando o título nacional. Na primeira participação, conseguimos duas medalhas em modalidades diferentes. O planejamento para que tivéssemos um paratleta nos jogos foi feito pela professora Eliziane Rios. Egressa da Fimca e Faculdade Metropolitana, graduada em Fisioterapia e Educação Física, mestranda na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). A professora é uma grande entusiasta dos esportes adaptados.
Edisson explica como foi a experiência: ” minha experiência no JUBS foi dividida em etapas. A primeira etapa e não menos importante foi a de ser o primeiro a levar o nosso estado a um alugar onde Rondônia tem total capacidade e atletas capazes para tal feito. Havia muita expectativa da minha parte em trazer medalhas, porque sempre soube que não iria ser só apenas um atleta. No meu caso, paratleta. A 2°etapa foi que, apesar da enorme dificuldade em apoio e patrocínio que os atletas de Rondônia infelizmente sofrem no esporte em geral. Fui a Brasília com a missão de levar nosso nome e erguer nossa bandeira no lugar mais alto do pódio, podendo representar a classe “minoritária” ou quase invisível para a sociedade, que é a dos deficientes em geral. Isso me motivou, me ajudou e me deu força para encara tal desafio”.
A professora Eliziane Rios também falou sobre essa conquista: “O esporte para pessoas com deficiência é uma importante e poderosa ferramenta de inclusão e integração social, além dos benefícios físicos e mentais, infelizmente ainda pouco explorada, por diversos motivos. A presença do Edison no JUBS foi idealizada exatamente pra mostrar que pessoas com deficiência podem sim praticar esporte, mesmo iniciando de forma tardia. Basta ter um profissional capacitado na condução desse processo.”
O Centro Universitário Aparício Carvalho é uma instituição de ensino superior genuinamente rondoniense, que oferta mais 40 cursos, nas mais diversas áreas. Desde 1998 contribuindo com o progresso do estado.
Fonte: Ascom