logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Colaboradores da Metropolitana e FIMCA participam do projeto Descanso Ativo

20/03/2008 às 16h29min

Visando a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores da Faculdade Metropolitana e Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA, a direção das duas Instituições implantou o Projeto Descanso Ativo através da Ginástica Laboral que acontece as terças e quintas pela manhã, das 08h00 as 08h15, e de 08h15 as 08h25 e também a tarde, a partir das 17h30. Aos sábados as atividades são realizadas pela manhã, a partir das 08h00.


 


A Ginástica Laboral é uma atividade física, realizada no local de trabalho durante o horário do expediente, que inclui exercícios de alongamento e relaxamento muscular. Tem como objetivo minimizar os impactos negativos dos movimentos repetidos e posturas incorretas no local de trabalho (LER/DORT).


 


Constituída de aquecimentos e ou alongamentos específicos para determinadas estruturas exigidas, a ginástica laboral tem o objetivo de aumentar a circulação sanguínea, lubrificar e aumentar a viscosidade das articulações e tendões. Ou utiliza-se de exercícios para descontração muscular e relaxamento, visando diminuir a fadiga e estresse em que o trabalhador é submetido em sua carga horária de trabalho. Geralmente tem duração de 10 a 15 minutos.


 


O Projeto Descanso Ativo é do professor Luis Gonzaga, docente da Metropolitana. A supervisão das atividades está a cargo da coordenadora do Curso de Educação Física, professora Ednea Oliveira e conta com a participação de acadêmicos do Curso.


 


Segundo o professor Luis Gonzaga, “o projeto “Descanso Ativo” tem o objetivo de criar nestas pessoas o hábito da prática da atividade física como realmente deve ser para manter uma vida saudável, praticando estas atividades três ou quatro vezes por semana dependendo de seus objetivos, seja no Campus ou fora dele se beneficiando com prática sistemática de atividades físicas.


 


“Os benefícios são inúmeros, não tem contra-indicação, quando bem realizada, bem orientada. O Ministério da Saúde tem dito isso, as universidades e faculdades estão pesquisando e nós da Metropolitana também estamos fazendo nossa parte com trabalhos de monografias de conclusão de Curso, estágios nas escolas, que são os lugares onde começamos a plantar a semente da importância da prática de atividades físicas, através de brincadeiras, diversas estratégias para que as crianças cresçam com melhor entendimento sobre isso”.


 


Professora Ednea Oliveira destaca que “As atividades que estamos programando para os funcionários englobam alongamentos específicos para cada seção, pois depende do que a pessoa estiver fazendo, qual a sua função. Nossa prioridade são as partes do corpo que ele está usando naquele momento”.


 


 Ednea enfatizou também os benefícios para a Instituição como o aumento da produtividade; diminuição do índice de ausências; dos custos médicos e da rotatividade.

Fonte: Assessoria de Imprensa Metropolitana e FIMCA

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas