Formandos do curso de Enfermagem das Faculdades Integradas Aparício Carvalho celebraram na noite de sexta ? feira, 7, a solenidade da lâmpada, evento que integra a programação de quem termina o curso.
O ato solene recebe esse nome em homenagem a Florence Nightingale, nascida em 12 de maio de 1820. Ela foi um marco para a enfermagem mundial. Depois de muitos estudos e se dedicar aos doentes, ela foi para a Guerra da Criméia.
Nesse conflito, liderou 38 voluntárias e organizou o hospital de campanha. Os soldados a chamavam de ?Dama da Lâmpada? porque, com a chama de uma lamparina, percorria as enfermarias atendendo aos doentes à noite. Por este motivo, a lâmpada é o símbolo da Enfermagem
A solenidade da Fimca também homenageou Florence. Além de uma acadêmica ter se caracterizado com as vestimentas da célebre enfermeira , a vice ? diretora da Faculdade Maria Sílvia Carvalho destacou a importância de lembrar sua história. ?Nem todas as faculdades realizam a solenidade da Lâmpada, mas na Fimca fazemos questão de cumprir com essa tradição?.
Para a coordenadora do curso de enfermagem, a professora ? mestra, Josefa Lourdes Ramos, a história de Florence Nightingnle se coaduna com a bondade que deve está presente na vida dos enfermeiros. ?Vocês que estão se formando saibam que além do conhecimento acadêmico, é importante praticar na rotina profissional a gentileza?, refletiu a docente.
Fonte: João Albuquerque