Em cinco anos de existência, a Faculdade Metropolitana já formou três turmas do Curso de Educação Física entregando desta forma ao estado de Rondônia dezenas de profissionais altamente qualificados que vêm se destacando no mercado de trabalho.
Segundo a coordenadora do Curso de Educação Física da Faculdade Metropolitana, professora Ednéa Oliveira os objetivos da Instituição é preparar professores na área de Educação Física aptos a atuar no ensino formal, convencional e especial nos seus diversos níveis. “A formação profissional deve envolver os conhecimentos técnico e social. Conhecimentos estes que possibilitem ao profissional compreender e assumir seu papel como elemento transformador da realidade social. Daí a importância da formação do profissional de Educação Física para que o mesmo possa prestar serviços relevantes para a sociedade”.
Para atingir este objetivo o Curso desenvolve no acadêmico a formação do professor de Educação Física no processo educativo-crítico, fundamentando o seu pensar, ser e agir, numa postura crítica que supere uma visão isolada e mecanicista da educação; incluindo o desenvolvimento da competência técnica-política no planejamento, execução e avaliação das atividades docentes na área de Educação Física.
Nestes cinco anos, a Metropolitana tem preparado profissionais comprometidos com processo de construção social, através dos conhecimentos e prática de uma Educação Física crítica, democrática, que atenda os interesse e necessidades da população rondoniense e proporcionando fundamentação teórico-metodológica que possibilite ao professor de Educação Física a consciência do seu perfil profissional.
Professora Ednéa Oliveira ressalta que a competência profissional pretendida na formação dos professores de Educação Física na Faculdade Metropolitana possui basicamente três dimensões: Técnica: referente ao domínio de conhecimentos ligados à sua área específica; Sócio cultural: capacidade de voltar a consciência para o contexto onde se insere sua prática ligada a um compromisso social e com uma cultura específica; e Humanística interacional: referente a relação sócio afetiva e cognitiva que o educador busca entre ele e os alunos e entre o próprio grupo de alunos.
Fonte: Assessoria de Imprensa Metropolitana