logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Metropolitana abre pós-graduação ?Saúde em Educação Física?

02/07/2010 às 16h32min
A Faculdade Metropolitana abre inscrições para o curso de pós-graduação “Saúde em Educação Física”, especialização Latu Senso destinada aos portadores de diploma de licenciatura e bacharelado em Educação Física e graduados em cursos na área de saúde. Coordenado pela professora Ednea Ribeiro de Oliveira, o curso vai disponibilizar 60 vagas e será ministrado na modalidade modular de agosto de 2010 a junho de 2011, com 360 horas.
O objetivo do curso é fomentar os conteúdos relacionados a aplicação de saúde na área escolar para profissionais de educação Física e áreas afins que vão atuar no ensino infantil, fundamental e médio, de forma a atender globalmente, toda a comunidade escolar.
Relevância do curso
Há tempos vem se observando que a educação física praticada na maioria das instituições tem priorizado e enfatizado os conteúdos técnicos e fisiológicos das ciências do movimento humano, criando um estereótipo tecnicista e pouco significativo as suas intervenções. Entretanto, as diversas crises sofridas por essa área profissional, fizeram com que várias questões advindas da conscientização sobre a complexidade das ações humanas, fossem trazidas para essa área tão ampla do conhecimento humano. Questões como saúde, ecologia, tecnologia e qualidade de vida passam a formar em alguns profissionais da educação física, uma visão mais ampla e sistêmica da complexa realidade presente nas relações e comportamentos humanos.
Essa nova visão de educação física requer multi e interdisciplinariedade, na tentativa de juntar os pedaços de um homem fragmentado, buscando a superação de uma concepção de ser humano essencialmente biológico para ser concebido segundo uma visão mais holística, onde se considera os processos históricos de ordem social, cultural, política, econômica e tecnológica. Nesse contexto, saúde e qualidade de vida não podem ser tratadas como constructos exclusivamente biológicos ou psicológicos.
Para a coordenadora do curso, professora Ednea Ribeiro de Oliveira, “tendo em vista esta nova visão mais humanista, tratando o indivíduo como um todo, se faz necessária essa nova abordagem curricular dos docentes. E sendo o profissional de Educação Física a vertente da saúde na escola, fica caracterizado que a qualificação da mão-de-obra deste profissional se faz necessária neste novo cenário”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas