Música
Sobre o Curso
Sobre o curso
Carreira
Carreira
O curso de bacharelado em Música da Faculdade Metropolitana objetiva formar músicos, cantores e instrumentistas para:
– O exercício profissional como solistas, coralistas, músicos de câmera, de orquestras, de bandas e conjuntos musicais diversificados, como arranjadores, produtores culturais, músicos de estúdio, compositores atuantes em diferentes áreas do campo profissional – incluindo trilha sonora, trilha para games, entre outras;
– Atuar nos diferentes campos e contextos profissionais, produzindo, sistematizando e socializando conceitos e tecnologias vinculados à música, visando a transformação e inovação do conhecimento musical;
– Atuar com postura ética, crítica e criativa;
– Dar continuidade à atividade de pesquisa em música em diversas subáreas;
– a produção cultural e musical em instituições privadas e públicas;
– Compreender, por meio da autonomia intelectual, o contexto histórico-social que envolve a música e os fazeres musicais na sociedade;
– Atuar junto às comunidades, grupos sociais e indivíduos por meio da compreensão e tradução de suas necessidades, no que diz respeito a problemas artístico-culturais;
– O ensino de instrumento e da música em geral em instituições de formação musical específica como escolas de música, dadas as características diversificadas do campo de trabalho.
Atividades Acadêmicas
Atividades Acadêmicas
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Não é obrigatório.
Estágio Obrigatório
A inserção nas atividades práticas, num primeiro momento, cumpre a função de fomentar a proposição, diversificação e execução de projetos e programas de extensão no âmbito do curso de bacharelado em Música, fortalecendo essa importante dimensão universitária. Num segundo momento, essa inserção poderá se desdobrar em outros objetivos que se relacionam à vivência do fazer musical pelos graduandos, possibilitando uma visão interdisciplinar e dialética, relacionando teoria e prática a partir da reflexão crítica e da perspectiva investigativa.
Dentro da vertente profissional vinculada à formação do músico/intérprete/pesquisador, esses componentes curriculares oportunizam ao graduando o contato de forma mais direta com o campo da produção cultural em música, com contextos histórico-sociais e políticos, bem como, com especificidades técnicas, peculiares ao mercado de trabalho do músico. O contato com a produção cultural e suas múltiplas facetas constitui um importante vínculo do currículo do curso com a futura atuação do bacharel em Música no campo profissional.
Ao integralizar esses componentes, o graduando terá oportunidade de optar pela participação em ações de extensão com as quais tenha maior identificação; essa liberdade de escolha fomenta a autonomia do discente na construção de sua trajetória curricular e consequente formação profissional, fortalecendo a flexibilidade, um importante aspecto desta proposta curricular.
Atividades Complementares
Esse componente curricular reúne atividades de enriquecimento curricular de natureza acadêmica, cultural, artística, científica e/ou tecnológica que se voltam para a potencialização da formação do graduando em música, tanto no âmbito de seu conhecimento profissional e científico quanto no âmbito de sua preparação ética e cidadã.
Egressos
Egressos
Em razão das demandas atuais relativas à atuação do músico e do professor de música na sociedade, busca-se que o egresso do curso de bacharelado em Música da Faculdade Metropolitana esteja capacitado para o pensamento crítico e reflexivo, para a produção artística e científica no campo da música, utilizando técnicas históricas e contemporâneas para a produção musical e pedagógico-musical vinculadas às dimensões estéticas e tecnológicas. Sua inserção no mundo do trabalho deve ser pautada pela atuação ética, de responsabilidade social e busca permanente de renovação na
formação. Assim, espera-se que o egresso:
– Seja capaz de fazer música como executante, dominando questões técnico-interpretativas, adequando-se às diferentes práticas, aos diferentes espaços e contextos;
– Seja capaz de atuar profissionalmente como intérprete-pesquisador;
– Seja capaz de produzir, sistematizar e socializar conhecimentos e tecnologias intrínsecos e vinculados à música;
– Seja consciente, por meio da autonomia intelectual, do contexto histórico-social que envolve o exercício de sua profissão;
– Esteja apto a compreender e traduzir as necessidades dos indivíduos, grupos sociais e comunidades com relação a problemas artístico-musicais e culturais;
– Seja capaz de atuar profissionalmente a partir de uma postura crítica, criativa, ética;
– Esteja apto a uma prática de constante desenvolvimento profissional, que possa resultar na transformação e inovação do conhecimento em sua área de atuação.
Porquê na Metropolitana
Os princípios que norteiam a formação do Bacharel em Música da Faculdade Metropolitana são fundamentados nos princípios referentes à necessária articulação entre teoria e prática; na contextualização e criticidade do conhecimento; na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; na flexibilização curricular; na interdisciplinaridade; no rigoroso trato teórico-prático, histórico e metodológico no processo de elaboração e socialização dos conhecimentos; na ética como orientadora das ações educativas; na avaliação emancipatória: expressão de um novo paradigma para a educação superior.
O curso de bacharelado em Música da Faculdade Metropolitana tem uma inserção social importante na formação de profissionais da música e o projeto curricular ora proposto busca proporcionar também aos músicos-pesquisadores, uma formação docente, tendo em vista que ensinar música é inerente à atuação profissional do músico. Nessa inserção, o curso exerce uma função política importante e deve, por isso, fomentar ações de ensino, pesquisa e extensão no âmbito do curso, da universidade e da sociedade, promovendo debates e parcerias com gestores educacionais em prol de implementar políticas para o ensino de música na região.