“A leitura nos leva para longe de casa, mas, o mais importante, ela encontra casa para nós em todos os lugares”. (Hazel Rochman)
Em comemoração ao dia do LIVRO (29.10.2009), alunos do curso de Letras conheceram o trabalho desenvolvido frente à Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, em Porto Velho/RO, coordenado pela bibliotecária Glória Valadares, que teve a iniciativa de elaborar o “Projeto Leitura no Sítio”, abrindo os portões de seu sítio para receber as crianças que moram nas redondezas.
Lá, os alunos do curso de Letras, visitaram a biblioteca e presenciaram sessões de leitura, onde as crianças fazem empréstimos e trocas de livros para que mantenham o contato direto com materiais impressos também em suas casas.
As atividades desenvolvidas pelo projeto “Leitura no Sítio”, são realizadas não por obrigatoriedade, mas com o objetivo de despertar na criança e no adolescente, o interesse genuinamente espontâneo de curtir as estórias de sua preferência. Despertar o gosto pela Leitura, baseada no prazer, na identificação, no interesse e na liberdade de interpretação.
É exercendo práticas sociais de leitura e escrita que alguém viria a ler e a escrever.
Os discentes de Letras tiveram a oportunidade de falar sobre o projeto “Contadores de Histórias” cujo objetivo é oferecer a comunidade da rede pública e privada o incentivo a leitura, através de momentos lúdicos com os contadores de histórias, possibilitando a ampliação dos referenciais poético-literários e estimulando a leitura como experiência significativa para o conhecimento do mundo.
Marcar o compromisso de propiciar condições e oportunidades para os excluídos, propiciando-lhes o direito que lhes foi negado, pois, as oportunidades culturais não chegam igualmente a todas as classes sociais.
“A leitura traz ao homem plenitude, o discurso segurança e a escrita exatidão”. (Francis Bacon)
Fonte: Assessoria de Imprensa