Lititsa Moreno Pereira nasceu em Havana capital de Cuba e veio para o Brasil em 1982. A pianista é formada em Cuba pela Escola Nacional de Artes com especialização em piano para o balé e veio para Rondônia ministrar aulas de piano na Escola Municipal de Música Jorge Andrade.
A convite do Dr. Aparício Carvalho Lititsa Moreno, aceitou fazer parte do corpo docente do curso de música da Faculdade Metropolitana. Todos os docentes da instituição além do bacharelado em música, possuem uma especialização específica em instrumentos (piano, guitarra, violão, baixo, etc.) Segundo Lititsia a música se divide em diversas vertentes. “A música é uma ciência e se divide em muitos campos. Estudamos a música na percepção, análises harmônicas, estruturação musical e teorias de solfejo. Temos que trabalhar todos os dias nossa percepção musical”, destaca a pianista.
O curso de música da Faculdade Metropolitana realiza diversos trabalhos comunitários e apresentações em diversos eventos da instituição, exemplo disso é o coral da instituição composto pelos próprios acadêmicos e alguns colaboradores. Lititsa relata que agora o objetivo desse coral é alcançar a comunidade. “Queremos expandir mais ainda o nosso trabalho com o coral e dessa vez trazer a comunidade pra mais perto desse projeto. O curso da metropolitana é um novidade para muita gente, então nós queremos atrair as pessoas para esse trabalho com a cultura local”, disse Lititsa.
Ensinar é um ato de amor, segundo a pianista transmitir conhecimento e trocar experiências é uma das grandes paixões dessa professora. A arte ainda é vista como uma atividade de complemento artesanal, porém hoje em dia é comprovado que a arte é um complemento da criatividade. Para Lititsa todo tipo de arte é válido sendo ela realizada com verdade e comprometimento. A pianista finaliza falando de sua paixão pela arte e música. “Música é a arte de combinar os sons, silêncio, no tempo e no espaço. É algo infinito, é uma combinação que não tem definição. Sou apaixonada pelo que faço e ensinar música aqui nessa instituição foi um dos grandes presentes que a vida me deu”, finalizou a pianista.
Fonte: Assessoria