A Faculdade Metropolitana dará início no próximo mês de março ao projeto de extensão denominado “Metropolitana com a Comunidade”. Através dos seus cursos de Educação Física, Pedagogia e Letras, e com a parceria da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, a faculdade pretende estreitar e fomentar laços, colocando a serviço da comunidade uma série de atividades que serão desenvolvidas com o apoio de sua moderna estrutura e ao mesmo tempo oferecer aos acadêmicos um rico campo de estágio e pesquisas.
O projeto prevê o desenvolvimento de atividades sócio-educativas e de desportiva, além do acompanhamento no crescimento e desenvolvimento dos escolares na faixa etária de 10 a 15 anos, devidamente matriculados nas escolas públicas dos bairros próximos à faculdade. “Assim, a faculdade amplia suas ações sociais. A proposta desse foco de investimento institucional é criar um espaço de intervenção junto à comunidade vinculado à construção da formação de futuros profissionais”, disse o vice-diretor da Faculdade Metropolitana, professor Gilmar dos Santos Nascimento.
“Por meio da extensão, a instituição de ensino superior tem a oportunidade de levar, até a comunidade, os conhecimentos de que é detentora, os novos conhecimentos que produz com a pesquisa, e que normalmente divulga com o ensino. É uma forma de socialização e democratização do conhecimento, levando-o aos não universitários. Assim, o conhecimento não se traduz em privilégio apenas da minoria que é aprovada no vestibular, mas difundido pela comunidade, consoante os próprios interesses dessa mesma comunidade”, ressaltou o vice-diretor.
O projeto e suas metas
A Faculdade Metropolitana propõe-se, com esse projeto de extensão, a desenvolver atividades desportivas, lazer e educação, para a população de escolares entre 10 e 15 anos, moradores dos bairros vizinhos. Com isso, busca-se promover uma diminuição do tempo ocioso destes escolares, auxiliando no processo educacional integral dos mesmos, fomentando subsídios que favoreçam melhorias na condição de saúde e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
Suas metas específicas são:
· Fomentar atividades que promovam o desenvolvimento de habilidades sociais;
· Estimular comportamentos relacionados com os processos de hábitos saudáveis para toda vida;
· Desenvolver atividades que aprimorem as qualidades físicas de base( equilíbrio, agilidade, velocidade,) nos escolares;
· Oferecer aulas sistematizadas de iniciação esportivas nas modalidades de basquetebol, voleibol, futsal e artes marciais;
· Avaliar periodicamente os níveis das variáveis que compõem a aptidão física relacionada à saúde e aos esportes tais como: força, flexibilidade, VO2max e agilidade;
· Diagnóstico e acompanhamento dos aspectos nutricionais através de inquérito nutricional e composição corporal (peso, estatura, IMC, dobras cutâneas, bioimpedância e diâmetro ósseo) de escolares.
Fonte: Assessoria