O mês de junho é o mês de São João, Santo Antonio e São Pedro, ocasião em que são realizadas as tradicionais Festas Juninas, em homenagem, principalmente a São João, conhecido pelo título de Santo Festeiro. Para não comprometer a participação da comunidade acadêmica em tradicionais arraiais que já fazem parte do calendário de eventos da capital, a FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, e a Faculdade Metropolitana resolveram antecipar a realização da festa junina para o próximo dia 26 de maio (sábado), a partir das 19 horas.
“Para que tudo de certo e para que tenhamos uma excelente festa, a presença de todos é muitíssimo importante. Teremos comidas típicas, quadrilha, forro, fogueira e muita diversão”, ressalta a professora Nina Lee, diretora acadêmica das duas instituições.
A entrada será gratuita para os familiares e comunidade em geral. E para participar, a diretora acadêmica garante que é muito fácil e simples. “Basta fazer a sua inscrição no NUPPEX, ou passar o seu nome e da parceria para o líder da sua turma. Nós teremos dois ensaios da quadrilha e uma reunião com os lideres de cada grupo que cuidará de barracas. As comissões de formatura de curso que quiserem fazer barraca para angariar recursos devem se inscrever com a professora Selma no NUPPEX, comigo na direção, com o professor Gilmar na Metropolitana ou com a professora Carla, na coordenação pedagógica”, concluiu a professora Nina Lee.
Origem do termo “Festa Junina”
Muitas pessoas não sabem a origem de São João, por que comemoramos esta data e também por que a data ganhou o nome de “festa junina”, conhecido popularmente.
Existem duas linhas de pensamento que explicam e justificam o termo “Festa Junina”. Uma delas é que as festas de São João são comemoradas em junho e por isso teriam sido batizadas de “Festa Junina”. Já a outra explicação, seria o fato de que a festa tem origem em países católicos da Europa e o termo “Festa Junina” seria uma homenagem a São João.
Os historiadores contam que quem trouxe a festa de São João para o Brasil foram os portugueses, ainda na época em que o Brasil foi colonizado e também governado por Portugal. Com o tempo a festa de São João foi moldando a sua identidade e características próprias, mesclando a cultura dos povos de muitas regiões do país, levando em conta as particularidades de cada uma delas.
Apesar de comemorarmos a festa junina pelos quatro cantos do país, ela é típica da região do Nordeste. É lá que acontecem as grandes comemorações nesta data, consequentemente aquece a economia, já que é o lugar preferido dos turistas para comemorar com muito requinte esta festa maravilhosa.