Neste sábado, 21 de abril, 09h00, aconteceu no Abrigo Indígena da FUNAI, o segundo dia de atividades do projeto desenvolvido pela direção das Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA, Faculdade Metropolitana, coordenação pedagógica, as coordenações de Turismo Ambiental, Odontologia, Farmácia, Enfermagem e Educação Física, em comemoração ao Dia do Índio.
O Curso de Farmácia, junto com acadêmicos de Odontologia e Enfermagem, participaram das atividades com o objetivo de resgatar e valorizar a cultura indígena. Segundo a professora Elysângela Oliveira, “nosso trabalho nesta comunidade indígena foi orientar para os cuidados com a higiene e a saúde”.
A coordenadora do Curso de Turismo Ambiental da FIMCA, professora Heldelícia Souza declarou que “este evento foi realizado em dois dias, sendo a primeira parte desenvolvida no Campus da FIMCA, sexta-feira à noite, com atividades desenvolvidas pela coordenação de Turismo em parceria com o professor José Marques e acadêmicos de Turismo, que trouxeram uma feira gastronômica mostrando as raízes da culinária da nossa região. O evento contou com a participação de um grupo da Associação Karitiana que, devidamente caracterizados, apresentaram danças e cantos sagrados”.
No sábado pela manhã, as atividades foram realizadas no Abrigo Indígena da Fundação Nacional do Índio. Neste segundo dia, as atividades ficaram sob a responsabilidade de professores e acadêmicos dos Cursos de Farmácia, com orientações sobre higiene; Odontologia, escovação orientada e aplicação de flúor; Enfermagem, medição de pressão arterial, e Educação Física, trabalhando com recreação e arte com balões. Foi montado no local um pula-pula para que as crianças pudessem brincar. À tarde, os acadêmicos da Metropolitana formaram equipes e promoveram jogo de futebol. Foram atendidos índios das etnias, Karipuna, Tenharin e Karitiana.
De acordo com a coordenadora pedagógica, professora Mônica Freiberger, “o objetivo do evento foi promover a saúde da Comunidade Indígena por meio de orientações e atividades relacionadas à saúde, assim como divulgar a cultura indígena com exposição de artesanato e costumes visando à valorização da cultura dos índios, e oportunizar aos acadêmicos a interação com a comunidade indígena e desenvolver seus conhecimentos através de atividades práticas”.
Além dos docentes citados, também participaram do evento, o coordenador do Curso de Odontologia da FIMCA, professor Robson Reis, a coordenadora de Estágio Supervisionado, professora Cristiane Reis, professor Miguel Valdes, do Curso de Odontologia, professora Rosely A Silva, e o professor Erasmo Mesquita, do Curso de Educação Física da Faculdade Metropolitana.
Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA e Metropolitana