A carreira profissional na área da Radiologia, onde é trabalhado o diagnóstico por imagem, é uma das mais promissoras do mercado global, conforme estudo realizado pela revista Forbes dos Estados Unidos, destacando as carreiras mais promissoras até 2020. Apesar de ter sido feito com base nos dados norte-americanos, o estudo tende a ser uma indicação do que deve acontecer no Brasil e no mundo nos próximos anos.
No Brasil existe uma crescente demanda no mercado de trabalho por profissionais na área de radiologia, principalmente por causa do avanço da medicina e da popularização dos planos médicos e de saúde. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde, tem orientado a contratação de profissionais da área da radiologia em hospitais, clínicas médicas e laboratórios de análises clínicas, a fim de garantir a qualidade dos serviços de diagnóstico por imagem.
Da mesma maneira, a popularização dos planos de saúde fez crescer a procura por exames como mamografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, aquecendo o mercado de trabalho. Com isso, a demanda pelos serviços dos radiologistas aumentou consideravelmente. Em Porto Velho, a Faculdade Metropolitana oferece o curso de graduação (tecnólogo) em Radiologia, com duração de três anos, objetivando formar profissionais qualificados para atender a demanda do mercado de trabalho nas diversas áreas do conhecimento em que podem atuar os Tecnólogos em Radiologia, contribuindo para suprir a necessidade premente dos diversos segmentos do setor radiológico que necessitam com urgência de pessoal habilitado e qualificado tecnologicamente.
Fonte: DECOM